Subsídio Lição 1: A Origem da Igreja

Subsídios lição 1 do 1° trimestre de 2024.

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS (CPAD). Blog: Subsídios Dominical

A Igreja é uma comunidade de pessoas que creem em Jesus Cristo como seu Salvador. Ela tem suas raízes no Antigo Testamento, quando Deus escolheu o povo de Israel para ser seu povo especial. No Novo Testamento, Jesus Cristo fundou a Igreja e enviou o Espírito Santo para guiá-la e capacitá-la.


1. Definição Etimológica da Igreja

Ao analisarmos a palavra "Igreja", mergulhamos na riqueza da palavra grega "ekklesia".

A palavra ekklesia é composta de duas partes:

- ek, que significa "para fora"

- kaleo, que significa "chamar"


Portanto, ekklesia pode ser traduzida como "aqueles que são chamados para fora". Ekklesia vai além de uma reunião de pessoas aos domingos; é uma chamada para vivermos algo maior, algo que transforma nossa maneira de enxergar o mundo.


Quando entendemos isso, percebemos que a Igreja não é apenas uma construção de tijolos, mas uma comunidade de pessoas que, juntas, buscam um propósito que vai além do cotidiano. O "propósito que vai além do cotidiano" refere-se à busca coletiva da Igreja em viver de acordo com os princípios e ensinamentos divinos, visando a expansão do Reino de Deus.


2. Quem é o dono da Igreja? (Mt 16.18)

A Igreja não é uma entidade sem direção, mas uma comunidade com um Fundador claro. Jesus, ao afirmar a Pedro em Mateus 16:18, estabelece que Ele é o verdadeiro dono da Igreja. Aqui, "sobre esta pedra edificarei a minha igreja" revela a autoridade exclusiva de Cristo na construção e liderança da comunidade dos crentes.


3. Origem Divina e Eterna.

A Igreja é uma realidade histórica, pois foi fundada em um evento específico, o Pentecostes. No entanto, ela também é uma realidade eterna, pois é um projeto divino desde antes da fundação do mundo. A Igreja é um mistério, pois é ao mesmo tempo humana e divina.


Efésios 1:4 destaca que a eleição da Igreja em Cristo ocorreu antes da fundação do mundo, revelando a profundidade do projeto divino.


4. Origem Histórica com Base em Atos dos Apóstolos

A Igreja Cristã começou quando Jesus chamou seus primeiros seguidores. Mas a história da Igreja começou mesmo no dia de Pentecostes, que foi 50 dias depois da ressurreição de Jesus. Naquele dia, os discípulos de Jesus receberam o Espírito Santo e começaram a pregar a mensagem de Jesus para o mundo. Este evento crucial é narrado em Atos dos Apóstolos, capítulo 2.


A passagem de Atos 2:41-47 descreve como a Igreja começou no dia de Pentecostes. Em resposta à pregação de Pedro, cerca de três mil pessoas foram batizadas e se juntaram à Igreja. Isso mostra que a Igreja é uma comunidade histórica que tem suas raízes no evento do Pentecostes.


5. Fatos sobre a Origem da Igreja

- A Igreja tem sua origem divina e eterna. Deus planejou a Igreja desde antes da fundação do mundo (Efésios 1:4).


- A Igreja foi fundada por Jesus Cristo. Ele deu à Igreja a missão de proclamar o evangelho ao mundo (Mateus 28:18-20).


- A Igreja tem suas raízes no Antigo Testamento. A comunidade de Israel foi um precursor da Igreja, pois foi escolhida por Deus para ser seu povo especial (Êxodo 19:5-6).


- A Igreja é uma realidade histórica e eterna. Ela foi fundada em um evento específico, o Pentecostes, mas também é um projeto divino que continuará existindo para sempre.


- A Igreja é uma comunidade de pessoas salvas pelo sangue de Cristo. Todos os que creem em Jesus Cristo são membros da Igreja (Romanos 8:29).

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 1° Trimestre 2024 – ABRIR AQUI